Edifício de relevante interesse arquitetônico, com frontispício (fachada central), o prédio possui cinco portas no térreo, sendo a central mais alta, e as duplas laterais portas falsas de composição Arquitetônica da Fachada, superpostas por cinco grandes janelões, estilo porta com vitral colonial rasgado, com grades de ferro forjado em serralheria com brasão desenhando no ferro soldado.
A fachada lateral de esquina têm o mesmo tratamento com quatorze portas laterais (Faláticas) no pavimento Térreo e a mesma quantidade no pavimento superior (posterior), sendo destas, quatro portas verdadeiras na esquina em madeira com vitral colonial. A posterior apresenta traçado neoclássico com frontão triangular e vãos em arco abatido ou verga reta.
O Edifício foi idealizado hodiernamente pelo professor, Historiador, Pedagogo, Filósofo, Teólogo e Bacharel em Direito, Mestre em Educação e Doutor em Direito Francisco Neto que luta pela preservação do Patrimônio histórico da cidade e Região.
O Paço Imperial com certeza é um prédio histórico em um bairro novo que ajudará a contar a história de Valença, para que a mesma não se perca e já é considerado como parte do Patrimônio Arquitetônico e Histórico de Valença.
Ofertar educação com qualidade, enfrentando os desafios e paradigmas contemporâneos, intervindo ativamente na melhoria da sociedade.
Ser uma instituição de ensino superior de qualidade, promovendo ativamente melhoria da sociedade.
“Um lócus de conflito”, assim Lucchesi define a academia. E conflitando e levantando soluções é que este Projeto Pedagógico da Faculdade faz a reflexão sobre o tema da Educação para a Cidadania, uma vez que seus princípios fundamentais estão voltados para a formação do homem integral, participante, ativo e comprometido com o processo histórico, cultural, social e político. A faculdade é “[…] um lócus de conflito, pois produzir saber exige o debate de ideias” (LUCCHESI, 2002, p. 99), com a expectativa de que se aflore a verdade. Seus atos resultam no desenvolvimento da nação e para a formação do homem e da mulher criados por Deus, e que se entregam no trabalho para o melhoramento do mundo.
A filosofia gerencial para a implementação de estratégias corporativas é baseada no respeito, na seriedade, na delegação de autoridade e responsabilidade e no compromisso com a Instituição, seus valores e resultados. Na sustentação desta filosofia e seus objetivos, encontram-se as interfaces entre:
I – a dedicação de nossos docentes e colaboradores; II – a dedicação de nossos alunos; III – a qualidade do ensino; IV – o baixo custo das mensalidades; e V – a infraestrutura compatível com as exigências do mercado educacional, o que proporciona condições ideais para o nosso convívio acadêmico.